O texto abaixo tenta explicar um pouco os limites do município de Miguel Pereira. Transformar isso em texto acaba sendo difícil e muitas vezes fica difícil a compreensão, então, se preferir pode pular para o final e conferir os limites no mapa.
O Município de Miguel Pereira tem um território com um desenho muito peculiar, sendo alongado e estreito, possuindo uma área de 287,933 km². Ao Sul, faz limite com Japeri, Paracambi e Nova Iguaçu, à Oeste com Engenheiro Paulo de Frontin e Vassouras, ao Norte com Paty do Alferes e à Leste com Petrópolis.
Seguindo no sentido Japeri-Miguel Pereira pela RJ-125 (Estrada de Miguel Pereira), o limite entre esses dois municípios fica a aproximadamente 2,3 km após o trevo onde se inicia a RJ-093 (Estrada dos Macacos) que leva à Paracambi. Após este ponto estamos no Município de Miguel Pereira e começamos a perceber o limite com o município de Nova Iguaçu a direita da estrada, no topo dos morros mais próximos, que se estende até os limites da Reserva Biológica do Tinguá, se afastando da estrada. Já a esquerda começamos aperceber o limite com o município de Paracambi, que fica a alguns metros da estrada e se estende até a altura do posto policial da Polícia Rodoviária. Este limite Paracambi-Miguel Pereira parece ser o traçado dos antigos trilhos ferroviários da região, ficando entre o Rio Santana e o atual traçado da estrada.
Após o posto da Polícia Rodoviária, a esquerda, se inicia o limite com o município de Engenheiro Paulo de Frontin. A partir deste ponto o limite entre os munícipios se afasta da estrada em linha reta para a esquerda (Oeste) até a altura aproximada da Ponte Histórica de Ferro, após Conrado. Na ponte, em seu lado esquerdo, há um peque ponto de um extenso braço do território de Vassouras, mas praticamente tudo que está em seu entorno pertence à Miguel Pereira.
O limite com Vassouras, a Oeste, segue para o Norte, cruzando as estradas RJ-121 e RJ-115 que fazem a ligação entre os dois municípios. Na RJ-121, o limite entre os municípios fica na altura do bairro de Cilândia. Após este trecho temos uma pequena parte pertencente a Vassouras (o extenso braço citado anteriormente) e logo em seguida, Morro Azul, no município de Paulo de Frontin.
Voltando para estrada principal (RJ-125) e seguindo para o Norte chegamos até o limite com Paty do Alferes. Um pequeno riacho na altura da Eco Pousada Caçarola delimita esta divisão. Este limite segue para o Leste onde também está o limite com o Município de Petrópolis. Este limite é bem afastado do centro de Miguel Pereira e fica bem depois do Viaduto Paulo de Frontin e de Vera Cruz, quase chegando no Vale das Videiras, já no município de Petrópolis.